Como é que se deu a transição do design de joias para o design de outros objetos utilitários?

Todo o meu percurso profissional, tem tido uma evolução natural. Até ao momento, não tive necessidade de um momento de reflexão que me fizesse sentir necessidade de alterar a minha visão das joias. Passei naturalmente para o design, onde adaptei as mesmas linhas de pensamento e de inspiração. Foram surgindo desafios, cada vez maiores, logo necessidades de criação e adaptação às novas realidades. Continuam presentes no meu trabalho as formas orgânicas, naturais, puras de influências do homem. A minha memória da nossa história, continua a ser um motor de inspiração. Contudo o design tem vindo a ganhar cada vez mais espaço no meu trabalho.

O que define o seu processo criativo? 

Todo o meu percurso profissional, tem tido uma evolução natural. Até ao momento, não tive necessidade de O ato criativo, existe para corporizar uma ideia, que muitas vezes serve um objetivo pré-definido. O ato criativo justifica-se a si mesmo, é um dom, e deve desenvolver-se em total liberdade. A razão e a emoção estão sempre presentes, mas muitas vezes a intuição antecipa-se a todo o processo, pois ela é cada vez mais importante e útil, quando resulta do conhecimento que vamos adquirindo. A linguagem formal, só é verdadeiramente importante, quando leva o observador, a romper com o contorno aparente das formas, procurando a essência da ideia subjacente. A simbólica, é sem dúvida um dos mais fascinantes meios de o homem poder comunicar entre si. Neste domínio, do ato criativo, o universo do que se propõe, não tem praticamente limites.

Como é que a pandemia impactou a criatividade? 

Eu acho que a pandemia não impactou a criatividade, mas sim a humanidade. O homem teve que mudar. Teve que parar. Teve que pensar, que se reavaliar se analisar. Ver o que estava certo ou errado. Alterar hábitos, convicções ideias. Toda estas reflexões, foram-nos dadas de uma forma muito impositiva, e desconhecida. Para alem de uma profunda análise, o reinventar a forma de trabalhar, de comunicar, de vender, de sentir necessidade foi um grande desafio. Como adoro desafios, e quanto mais difíceis, mais luta nos dão, com a minha equipa, vamos passar este tsunami e renascer muito mais saudáveis.

fotografia Mário Príncipe maquilhagem Raquel Soeiro joias Maria João Bahia assistente de fotografia Rodrigo Lopes Maria João Bahia vestida com Dior